Saturday, May 26, 2007

Manifesto Anti-Processo de Bolonha

Nos últimos anos muito se falou do processo de Bolonha mas, apesar de já ter entrado em vigor, pouco se sabe das suas vantagens e, sobretudo, das suas desvantagens. Pretende-se com este método facilitar as licenciaturas e as carreiras académicas, mas a que custos? É por se lançar mais licenciados para o mercado de trabalho que vamos assistir a evoluções na mentalidade portuguesa?
Mas há, sem duvida, uma grande vantagem... Sobre tudo para aqueles estudantes-parasitas que há tantos anos se arrastam pelo ensino superior, em muitos casos, há mais tempo do que o curso dura... Estes verão o seu curso diminuir substancialmente e até, alguns, acabam os cursos consideravelmente mais depressa do que o normal. Parece-me obvio que esse tipo de futuros-licenciados, não vão estar ao nível das exigências do mercado, mas então porque havemos de o permitir?
Não será prejudicial estar a beneficiar esses que apanham a transição por perpetuar os estudos? Os professores não tenderão a ser menos exigentes, de modo a que os que estão nessa situação acabem a licenciatura de uma forma mais célere? Estas questões põem-se, essencialmente, em universidades/politécnicos que, por natureza, já não são muito exigentes...
Temos de nivelar a exigência por cima e não por baixo...

3 comments:

Anonymous said...

O winston é o maior! ele é q sabe!;)

Anonymous said...

Tens o meu apoio nesse manifesto!

Winston said...

Nota: Agradecemos que as pessoas se identifiquem, mesmo que com nomes falsos... Não que as queiramos perseguir (longe disso.. ou não..), mas doutro modo as conversas podem-se tornar confusas tipo: Oh anonimus, o outro anonimus é que tem razão!

Obrigado.